segunda-feira, 14 de junho de 2010

Fotógrafos e tecnologia, uma nova experiência em evolução


É certo que a tecnologia tem sido uma aliada no mundo da fotografia. Hoje, são vários os dispositivos que contribuem para a simplificação dos processos de captação, armazenagem, impressão e reprodução de imagens através do ambiente digital. A cada momento, surge uma tecnologia que proporciona novas experiências e alteram as formas dos profissionais e consumidores se relacionarem com o mundo da fotografia.

Antigamente, o ato de se fotografar em filme estava ligado a um grande trabalho de pós-processamento, de uma edição minuciosa e uma ampliação cuidadosa para então ser efetuada a confecção do álbum. Atualmente, todo este trabalho está voltado para o meio digital. Com o surgimento de softwares mais potentes, precisos e específicos, a tecnologia contribuiu para aumentar a produtividade dos fotógrafos. As câmeras estão também cada vez mais avançadas, possibilitando uma captura mais limpa e eficiente, algumas até em 3D.

Ensino
O fotógrafo mineiro Vinícius Matos, professor e diretor da Escola de Imagem (Rua Colômbia, 375 – Sion), de Belo Horizonte (MG) é um dos nomes mais renomados da fotografia de casamento atualmente no Brasil. Está sempre em busca de imagens inovadoras que agreguem emoção e criatividade ao seu trabalho. Ele, que viaja por todo o Brasil e também ao exterior para ministrar workshops sobre fotografia de casamento, acredita que novas tecnologias que promovem o aperfeiçoamento da fotografia e facilitam a vida dos fotógrafos são sempre bem vindas.

“Como professor de fotografia, posso afirmar que a tecnologia veio para acrescentar e melhorar o aprendizado. Antes eram lousas em giz, hoje slides em Power Point; antes eram enciclopédias grandes, pesadas e que ficavam obsoletas, hoje temos a internet que faz com que o acontecimento de agora seja visto por todos, instantaneamente. Isso facilita muito o ensino, uma vez que os alunos podem ter acesso com facilidade ao conteúdo ofertado e até mesmo buscar áreas mais avançadas sobre o assunto transmitido”, afirma.

Novidade no mercado
Um caso recente, que é notícia em todo o mundo, refere-se à Apple, que lançou o iPad, seu mais novo dispositivo móvel. O produto, que já vendeu mais de um milhão de unidades em menos de um mês, provoca discussões em profissionais de diversas áreas sobre a sua funcionalidade. Mas é certo que os fotógrafos de todo o mundo estão empolgados com o produto, pois na fotografia, o iPad terá um espaço especial.

Muitos fotógrafos enxergam no iPad uma revolução principalmente na forma de apresentar seus portfólios aos clientes. Em conseqüência disto, a Apple promete dezenas de aplicativos que serão disponibilizados para o produto e que mudarão a forma de tratar e se relacionar com as imagens. Acredita-se que futuramente será disponibilizado uma versão do Photoshop Lightroom, um dos softwares de tratamento de imagens mais utilizados no mundo, para o iPad.

Segundo Vinícius Matos, o produto realmente surge com novas possibilidades para quem trabalha com fotografia. “O produto é leve, ao contrário dos notebooks, pode ser sincronizado com o Mac ou PC e ainda permite preparar montagens e apresentações com músicas e animações. Com certeza irá facilitar a vida dos fotógrafos”, reforça.


Nada substitui o talento
Vinícius Matos acredita que a tecnologia é apenas uma ferramenta para ser utilizada pelos profissionais de criação, como na fotografia. “Com várias ferramentas tecnológicas, fazemos e visualizamos imagens, a fotografia pode ser produzida com design diferente. Entretanto, a produção fotográfica precisa ter conteúdo, estilo, estética e qualidade artística, atributos que diferenciam um fotógrafo dos outros no mercado de trabalho, destacando os que são bons realmente no que fazem”, conclui.


Informações para a imprensa:
Ampla Soluções em Comunicação: Liège Camargos e Patrícia Leris
(31) 3221-9241 / 3225-1116 / 8788-0043
ampla@amplacomunicacao.com.br
Junho/2010